CONTATO

O Blog

Leia todas nossas ultimas atualizações

Saiba como evitar acidentes causados por vazamento de gás

Só no estado de São Paulo, os bombeiros atendem, em média, por dia, 11 casos de vazamentos de gás, inclusive nos condomínios. Por isso, na hora de instalar o aquecedor de água no apartamento, eles orientam: procure um local bem ventilado.

A instalação deve ser feita por um profissional especializado e o aparelho pode ser colocado  nas sacadas ou na área de serviço,  próximo  da janela.

Não deixe e nem use materiais e líquidos inflamáveis perto do aquecedor. Se ocorrer vazamento, os fabricantes alertam:

– Feche o registro de gás, se houver no apartamento, e peça ao porteiro ou ao síndico para interromper o fluxo de gás no prédio todo;

-Abra as janelas para ventilar o local;

– Não acione nenhum interruptor de luz;

– Avise a empresa que instalou o aquecedor e a que faz o abastecimento de gás;

– Avise os Bombeiros;

– Considere sair do apartamento.

Para evitar problemas, faça a manutenção do aparelho. Um sinal de que ele precisa de reparo é quando a cor da chama passa de azul para amarela.

“É recomendado de ano em ano fazer manutenção com empresas especializadas. De preferência com empresas ligadas ao fabricante de cada tipo de aquecedor”, declara José Jorge Chaguri, presidente da Associação Brasileira de Conformidade e Eficiência de Instalações.

E para quem tem botijão em casa os Bombeiros recomendam trocar o registro e a mangueira a cada cinco anos. O ideal é deixar o botijão do lado de fora da casa. “O que você não deve fazer nunca é ignorar esse vazamento através desse cheiro, achar que é uma coisa normal, porque não é normal vazar gás dentro de casa. O que pode acontecer é que ele pode pegar fogo com grande rapidez e aí acidentar muita gente”, orienta Marcos Palumbo, capitão do Corpo de Bombeiros.

Não custa reforçar: nada de botijão ou aquecedor em lugares fechados, como quartos ou mesmo banheiros com janelas pequenas.

WhatsApp chat